top of page
Foto do escritorYasmin da Silva Lima

PROPOSTAS PARA ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES COM CONTEÚDOS DE HISTÓRIA


ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES EM AMBIENTES ESCOLARES 

 

É muito comum que em certos períodos do ano letivo haja eventos como as famosas “feiras culturais” e outras atividades em parceria com outros componentes curriculares ocorram. Nestes eventos, podemos entregar aos estudantes a possibilidade de pesquisar e realizar projetos interligando dois ou mais componentes. Além disso, nessas atividades, quando se aplicam metologias de participação ativa dos estudantes, podemos perceber que o processo de construção de projetos se torna desafiador, mas muito ricos já que estimulam a criatividade, a colaboração entre grupos e permite que o estudante assuma o papel de protagonista de sua aprendizagem. 


Atividades interdisciplinares bem planejadas e bem aplicadas, permitem que os estudantes possuam mais autonomia para pensar os temas em diferentes perspectivas, despertando o engajamento da turma para a realização da atividade e o interesse pelos assuntos. Claro que dentro desses cenários, muitas dúvidas podem surgir e é nesta etapa que nós, professores, devemos auxiliar e nos inserir nesta dinâmica como mediadores do que está sendo construído pelos estudantes.  

 

DE QUE MANEIRA PODEMOS TORNAR O ENSINO DE HISTÓRIA INTERDISCIPLINAR? 

 

Um dos principais questionamentos que nós professores temos quando estamos elaborando uma atividade ou projeto é: será que vai dar certo?  

Para algumas séries, trabalhos que envolvam planejamento e muitas etapas, às vezes, se tornem exaustivos para os estudantes e até mesmo uma “dor de cabeça” para as correções e feedbacks do professor. Nesse sentido, busque optar por atividades que envolvam o protagonismo do estudante e atividades que tenham maior interatividade, como a elaboração de peças teatrais, apresentações temáticas etc. Após o estabelecimento destes pré-requisitos, partiremos para a etapa de planejamento de conteúdo. 

 Pensando nestas dinâmicas, precisamos atentar-nos em relação a algumas etapas de planejamento:  

 

1 - BUSQUE TEMAS TRANSVERSAIS 


Trabalhar com interdisciplinaridade requer o trabalho com os chamados temas transversais. Nos documentos legisladores da educação brasileira, temos a definição de temas transversais que podem ser trabalhados em sala de aula, sendo eles: 


  • Ética; 

  • Saúde; 

  • Pluralidade Cultural; 

  • Meio Ambiente; 

  • Trabalho e Consumo; 

  • Orientação sexual. 


Nessa perspectiva, abrimos um leque gigantesco de temas que podemos trabalhar dentro destes tópicos. 

 

2 -PLANEJAMENTO E DIVISÃO DE DEMANDAS 


Ao se tratar de uma atividade interdisciplinar, defina um tema transversal e um subtema de seu componente curricular que possa ser trabalhado por professores de outras áreas e apresente a proposta.  

É importante na etapa de planejamento, saber se os professores de outros componentes estarão dispostos a realizar a atividade, dar sugestões para o projeto e de que modo serão distribuídas as avaliações e pontuações. 

 

3 - DATAS E PRAZOS 


O estabelecimento de datas de para a realização das atividades e os prazos para entrega ou apresentação das etapas do projeto interdisciplinar precisam ser estabelecidas com bastante antecedência e reforçada com os estudantes para que possam cumprir com os períodos de avaliação. Busque observar se a atividade proposta será de pequeno, médio ou grande esforço e, mediante a isso, estabeleça seus prazos juntamente com os professores de outros componentes. 

 

4 - IDEIAS PARA SE UTILIZAR TEMAS INTERDISCIPLINARES 

COMPONENTES CURRICULARES 

TEMÁTICAS 

História e Artes 

Arte Rupestre / Cultura grega / Cultura brasileira / Semana da Arte Moderna / Renascimento Cultural.  

História e Geografia 

Surgimento das cidades / Geopolítica / Cidadania e Estado / População Brasileira / Revoluções Industriais. 

História e Ciências 

Surgimento da humanidade / Invenções da Antiguidade / Revoltas populares / Grandes pandemias. 

História e Língua Portuguesa 

Oficinas de texto / Literatura Clássica / Literatura brasileira / Análise de fontes documentais e interpretação de texto. 

História e Matemática 

Invenções da Antiguidade / Surgimento da escrita e seus usos / Usos da Matemática nas sociedades Antigas. 

 Fonte: elaborada pela autora (2024).


Gostou dessas dicas? Continue atento às novidades da Papo Docente para conferir mais publicações voltadas para o cotidiano docente e dicas para aprimorar o processo de ensino e aprendizagem! 


Até a próxima! 


36 visualizações0 comentário
bottom of page