top of page
Foto do escritorMarlon Richard Alves Pillonetto

REALIDADE VIRTUAL E REALIDADE AUMENTADA COMO ESTRÁGIAS DE ENSINO

Atualizado: 16 de abr.

REALIDADE VIRTUAL E REALIDADE AUMENTADA COMO ESTRÁGIA DE ENSINO 

 

A realidade virtual (RV) e a realidade aumentada (RA) têm desempenhado um papel cada vez mais crucial na transformação do cenário educacional, uma vez que essas tecnologias inovadoras proporcionam experiências imersivas e interativas, enriquecendo significativamente o processo de aprendizagem, além de tornar o ambiente de sala de aula um espaço de aprendizagem ativa e maker. 

 

Fonte: arquivo pessoal.

 A principal importância da realidade virtual e aumentada na educação reside na capacidade de fornecer para os educandos a possibilidade de estar em lugares que, talvez, não seria possível sem o uso da tecnologia, além de simular situações do dia a dia, favorecendo a relação teoria-prática, o que se faz tão imperioso para uma aprendizagem contextualizada e alinhada as competências da BNCC.   

 

Ademais, tais práticas permitem aos alunos explorarem conceitos de forma prática e envolvente, transcendentemente além dos limites dos métodos tradicionais. Por exemplo, os sólidos matemáticos podendo ser trabalhados de forma tridimensional, misturando o real com o ilusório. 


Fonte: arquivo pessoal.

Como dica, cabe elucidar o nome de alguns aplicativos os quais são de fácil utilização em sala de aula, como: Sólidos RA, os Apps do Merge Cube, o Google Arte e Cultura e os materiais didáticos da Lion que possuem atividades em realidade aumentada. 

 

Formação continuada sobre Realidade Aumentada e Realidade Virtual ministrada pelo professor Marlon Pillonetto no Instituto Papo Docente.  

 

Outro aspecto interessante de salientar é o engajamento que o uso dessas tecnologias acarretam para as aulas, oferecendo oportunidades de colaboração e interação entre os pares, conectando salas de aula virtualmente e criando ambientes de aprendizado mais inclusivos, já que proporciona flexibilidade e adaptação para o ritmo e estilo de cada estudante. 

 

É imperioso mencionar que o Instituto Papo Docente sempre oferece capacitações para professores que desejam aprimorar o uso dessas ferramentas educacionais para utilização em sala de aula, contextos de escolas públicas e/ou privadas, com a finalidade de democratizar o uso de ferramentas digitais e analógicas em sala de aula.  


Fonte: arquivo pessoal.

Formação continuada sobre Realidade Aumentada e Realidade Virtual ministrada pelo professor Marlon Pillonetto no Instituto Papo Docente.  

 

A seguir, finalizo este nosso Papo Docente com alguns materiais que podem ser úteis para a aplicação dessas ferramentas em sala de aula. 

 

Google Arte e Cultura: clique aqui

Sólidos RA: clique aqui

Template para o Google Card Board: clique aqui

 

 Espero que tenha gostado.


Até a próxima!

Quer receber mais materiais como esse? Assine agora mesmo nosso streaming educacional: a Educaplus, uma plataforma na qual você recebe materiais didáticos e cursos exclusivos todo mês. Clique aqui e garanta já o seu acesso imediato.

 

 

 

24 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Guest
Mar 22

Professor, seus artigos são ótimos, mas deixo minha sugestão para que nós acadêmicos possamos referenciar eles, deixe o ano de publicação e outros dados pertinentes. Um abraço!

Like
bottom of page